

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isso é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral.
Com o tempo, essas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
QUAL A CAUSA DESSES PROBLEMAS?

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética podem ser solicitados.
Os resultados são fundamentais para o tratamento apropriado.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Com o diagnóstico feito, é definido um plano de tratamento apropriado para cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular.
O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isso, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

QUAL A IMPORTÂNCIA
DOS EXERCÍCIOS E DAS ORIENTAÇÕES POSTURAIS?
A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é essencial para pessoas com dores e problemas de coluna.
Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios específicos e de reabilitação, bem como instruções para corrigir e manter uma boa postura.

QUANTO TEMPO LEVA A RECUPERAÇÃO?
O tempo de recuperação depende de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes.
O início do tratamento requer visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas, a frequência vai reduzindo à medida que há melhora e regressão do quadro clínico.
É comum os tratamentos durarem de um a três meses. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.

Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos Quiropraxistas têm indicações e contraindicações precisas.
Quando o procedimento é realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um Quiropraxista, certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões internacionais.
QUAIS SÃO OS RISCOS?

POR QUE DEVO
FAZER PILATES?
-
O Pilates é um tratamento relaxante que não existe desgaste físico;
-
As aulas são muito revigorantes;
-
Os resultados aparecem rapidamente e são duradouros;
-
O Pilates elimina toxinas e alivia tensões;
-
Por movimentar o corpo todo, ele fortalece órgãos internos;
-
Facilita a drenagem linfática;
-
Rejuvenesce as células;
-
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo”.